User:André Koehne

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

{{Extracted from|File:}} and {{Image extracted|File:}}

Pedido singelo[edit]

Alguém poderia fazer uma relação das templates que podemos usar para as imagens oriundas do Brasil - e colocar um link (para uma lista, categ, ou sei lá o que exista - se é que existe) aqui? É uma beleza ler aquilo que pode ser carregado, mas... e daí? Toda vez que acho uma imagem com licença livre tenho de passar horas tentando achar. Até porque, por exemplo, não sei onde fica algo como a tag da Abr para outras agências governamentais...

Também não sei se interessa, mas a tevê Senado declara a toda hora que seu conteúdo todo é de livre reprodução... Grato (e também pela ação nas imagens sem licenciamento devido, mais acima). André Koehne TALK TO ME 17:38, 6 March 2009 (UTC)

  • PS: Quando carregamos um ficheiro, temos a opção de marcar como livres as imagens originais do governo dos Estados Unidos da América. Posso até estar enganado, mas não vivendo lá, não me lembro de nunca chegar perto de tal licença. Estou, assim, começando a duvidar que exista algo mesmo equivalente para as imagens livres do governo brasileiro... Elas existem, não são apenas da ABr - e deveríamos ter essa opção, quando carregamos imagens. (tá me dando vontade de carregar com essa licença!) André Koehne TALK TO ME 17:44, 6 March 2009 (UTC)

Também concordo contigo. Seria mais fácil se tivesse uma página somente com as licenças livres dos países lusófonos. Apesar de não ter ainda, temos a Category:Commons-pt. Nela está inclusa todas páginas em português, incluindo tags e predefinições. As licenças brasileiras livres são: {{PD-Brazil-media/pt}}, {{PD-BrazilGov/pt}}, {{Agência Brasil/pt}}, {{PD-BR-1937/pt}} e {{Attribution-NavyofBrazil/pt}}. Estas aqui são de outros lugares lusófonos: {{PD-PT}}, {{PD-MO/pt}}, {{PD-MacaoGov/pt}}. Nunca assisti a TV Senado (não gosta de política). Mas se todo "arquivo" de lá for em uma licença CC apenas e aceita no Commons é possível fazer uma predefinição. Mas se os "arquivos" se diferenciarem de licenças é mais complicado. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 02:35, 7 March 2009 (UTC)

Pois bem, livre reprodução, não diz nada de trabalho derivado e uso comercial dos mesmos (os dois pontos mais controversos de coisas em copyleft, a lista de usos e desusos não especificada é bem maior), o que faz com que tal declaração seja, para nós do Commons, o mesmo que nada. A Agência Brasil adota de forma inequívoca uma licença CC aceitável por nós, os outros órgãos não.
Vale lembrar, ainda, que os EUA possuem a Seção 105, que coloca de forma automática todos os trabalhos do governo federal de tal país como não possuindo direitos autorais, enquanto que aqui no Brasil nós temos o artigo sexto da 9610 que nos diz Não serão de domínio da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios as obras por eles simplesmente subvencionadas. e nada mais. Lugusto 17:29, 7 March 2009 (UTC)

Sem querer achei a licença da {{TVSenadoBr/pt}} e {{RadioSenadoBr/pt}}. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 07:16, 8 March 2009 (UTC)

Logo logo as colocarei em COM:DEL ao mesmo tempo que tentarei entrar em contato para clarificações de licenças. Lugusto 19:33, 8 March 2009 (UTC)

Não precisa deletar elas. Já encontrei a página da licença que fica na Agência Senado. Em suma diz o seguinte:A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Agência Senado e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio Senado e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Senado e, caso estejam explicitados, os autores. Com isso acho que não resta mais alguma dúvidas. A licença de fato é Atribuição. Mas elas vão tem que ser reformadas com um link para essa página para não constar mais dúvidas. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 01:31, 9 March 2009 (UTC)

Agora só uma dúvida, deixa as licenças como estão com um adendo à página de permissão do site ou transforma elas em uma {{Attribution-AgênciaSenado}} constando tudo. Mizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (talk) 13:15, 9 March 2009 (UTC)
  • Veri gude, vou depois copiar e colar isso na minha página de user, pra não perder... André Koehne TALK TO ME 17:32, 10 March 2009 (UTC)

To categs inúteis[edit]

"...neste momento, já foi eliminada a categoria. Mas para o futuro, basta inserir na categoria vazia {{Speedy}} para propô-la à eliminação rápida." - que assim se faça!