File talk:Bandeira de Pernambuco.svg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Parabéns! Ficou ótimo! FML hi 02:29, 13 February 2006 (UTC)[reply]

kERoO SABER MAS CoISAS SOBRE PERNAMBUCO....

Inconsistência na lei que normatiza a bandeira (2020)[edit]

A lei que normatiza a construção da bandeira (Lei nº 17.139, de 28 de dezembro de 2020) apresenta uma inconsistências em relação ao desenho do sol. Segundo ela:

O sol será construído tomando uma circunferência com 5 unidades de diâmetro e por fora dela uma sequência de pentágonos [regulares] de 1 unidade de altura, unidos pelo vértice da base, tocando em apenas um ponto da circunferência. Este conjunto tem 7 unidade de altura e largura e fica distante 3 unidades da base da faixa azul e 3 unidades do arco menor do arco-íris. Os pentágonos terão seu vértice mais distante da circunferência ligados aos dois vértices que os ligam aos próximos pentágonos. (ênfase meu).

Todavia, com pentágonos de 1 unidade de altura, tocando a circunferência em apenas 1 ponto, os dois vértices inferiores dos pentágonos não são unidos aos vértices dos pentágonos adjacentes (há uma diferença, que é mascarada quando se usa borda de linha). Assim, para o desenho da bandeira, não há como seguir exatamente o especificado na lei. Há 3 opções principais para lidar com esse problema:

a) desenhar os raios usando os pentágonos regulares de 1 unidade de altura e tangentes a circunferência do sol, e adicionalmente conectar por meio de uma linha os vértice dos raios adjacentes (para obter a continuidade do sol);
b) desenhar os pentágonos de modo que os dois vértices inferiores toquem a circunferência em 2 pontos e que sejam unidos aos pentágonos adjacentes (isso resulta pentágono com altura aprox. de 1.004 unidades, mas os raios do sol teriam uma altura de 0.982 unidades, aproximadamente)
c) desenhar os raios com 1 unidade de altura, (tal como no item a) mas conectar os vértices dos raios na circunferência de modo simétrico em torno da mesma.

No Manual de Construção da Bandeira de Pernambuco disponibilizado pela Secretaria de Cultura, vê-se que folha de construção disponível em segue aparentemente a opção b) onde os pentágonos tocam a circunferência em 2 pontos (por isso do aspecto poligonal do sol). Todavia, a opção c), que eu adotei, é a mais simples pois utiliza a simetria do sol para gerar os pontos de conexão, e garante que os raios tenham 1 unidade de altura (que, acredito eu, ser a intenção do criador da folha de construção da bandeira). Giro720 (talk) 17:39, 16 February 2021 (UTC)[reply]