File:Loaded logo.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Loaded_logo.jpg(240 × 149 pixels, file size: 5 KB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português: O loaded e-zine foi um podcast que se dedicou a divulgar a cena de rock independente brasileira, além de apresentar também algumas bandas internacionais. O podcast ficou no ar de novembro de 2005 até Janeiro de 2012. Idealizado e executado por Valter Resende (designer) e Alexandre Moreira (publicitário) e ficando 6 anos e 2 meses no ar, o programa acumulou 322 edições, sendo o podcast que ficou mais tempo no ar no Brasil. O endereço para acessar o programa era o www.loaded-e-zine.net. As 322 edições foram lançadas de forma ininterrupta semanalmente. O programa cumpriu um papel altamente importante num momento de inicio do formato podcast no Brasil, que tendia a transgredir o formato estabelecido no dial, em que fatores econômicos passaram a sistematicamente influenciar as pautas dos programas. Prezando pela independência, o loaded sempre foi ao ar com muita descontração, mas muita seriedade no procedimento de coleta das bandas e total imparcialidade no que dizia respeito a pauta em si. A descontração permeava todas as edições, mas aparecia muito destacadamente no inicio do programa, onde noticias do cenário independente eram divulgadas e eram lidos os e-mails do bem e do mal. OS e-mails do bem e do mal consistiam em ler e-mails com opiniões dos ouvintes sobre o programa, respectivamente um elogio e uma critica. Bastante irreverentes eram também as vinhetas que apareciam entre as músicas e sessões do programa, vinhetas estas que faziam referencia a cultura rock e pop, vivendo intensamente a máxima “Música para descontração e contestação”.

'Loaded no Dial' Com seu papel de divulgador de bandas independentes estabelecido no cenário musical do país, o loaded e-zine ultrapassou as fronteiras da internet e passou a ser exibido também no dial, pelas rádios UFSCAR ligada a Universidade Federal de São Carlos FM 95,3 (São Carlos/SP), Radio Entre Rios da UNICENTRO 95,7 (Guarapuava/PR) e pela Rádio Universitária da UFG AM 870 (Goiâna/GO). As rádios universitárias foram altamente importantes no fomento da cena independente em países como os Estados Unidos, por exemplo, as chamadas college rádios, que fez com que os jornalistas musicais daquele país cunhassem o termo college rock, para bandas que eram divulgadas por este tipo de canal. Trazendo para o contexto nacional, o loaded inaugura na cena independente nacional este tipo de conexão com as rádios universitárias acrescentando conteúdo as mesmas e agregando mais um meio de divulgação para a cena. Além do dial o programa era exibido em outros sítios como o Fora do Eixo, Rock Alive e Radio Microfonia.

Sessão descarrego A sessão descarrego era a sessão dedicada as bandas novas, sem álbum lançado, apenas com gravação de algumas músicas. Nesta sessão as bandas eram tocadas em sequência, cerca de 4 a 6 por programa, tendo divulgadas neste momento informações sobre o estilo, sobre a localidade/cena e sobre o contato da banda para shows e demais assuntos. Além da aparição durante o programa as bandas tinham um espaço no blog do podcast, em que era possível ver estas informações mais detidamente.


Cobertura de Festivais O grande evento agregador de bandas na cena independente é o festival. No Brasil há atualmente um calendário de festivais independentes que reúnem bandas em diferentes estágios de carreira, selos independentes e imprensa especializada. O loaded e-zine marcou presença nos principais festivais independentes do Brasil, fazendo uma cobertura geral com entrevistas e informações de publico e performances das bandas. Aliás, a Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independente) é contemporânea do loaded e-zine. Entre os festivais que o loaded e-zine cobriu estão o Calango, o Jambolada, o DemoSul e o Abril pro Rock. Sala especial loaded e-zine O programa loaded também promoveu sessões em que as bandas tocavam ao vivo. Esta sessão era denominada de Sala Especial Loaded e-zine. Nesta sessão se apresentaram 24 bandas que fizeram suas apresentações na Livraria Saraiva Mega Store e Casa Fora do Eixo de São Paulo. Com este projeto apresentaram aos seus ouvintes as bandas na hora da verdade, tocando ao vivo com o instrumento em punho.

Coletâneas virtuais

O loaded e-zine também estimulou o registro de canções das bandas que tiveram sua obra executada pelo podcast. A coletânea virtual loaded e-zine teve 3 edições e podia ser feito o download delas gratuitamente no site. Uma maneira de registrar não só as composições dos artistas, mas também deixar o registro do legado do programa que trabalhou em nome do rock independente brasileiro, que não nos deixa órfãos, pois foi um pontapé inicial para que vários outros podcasts sobre rock independente surgissem, ao contrário o loaded nos deixou a certeza de que será levada adiante a vontade de que um dia tudo isso vi fazer sentido!
Date
Source Own workLoaded e-zine
Author Carlos Lunna e Thiago de Souza Cabral

Licensing[edit]

Public domain I, the copyright holder of this work, release this work into the public domain. This applies worldwide.
In some countries this may not be legally possible; if so:
I grant anyone the right to use this work for any purpose, without any conditions, unless such conditions are required by law.

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current14:06, 26 August 2012Thumbnail for version as of 14:06, 26 August 2012240 × 149 (5 KB)Carlos Lunna (talk | contribs){{Information |Description ={{pt|1=O loaded e-zine foi um podcast que se dedicou a divulgar a cena de rock independente brasileira, além de apresentar também algumas bandas internacionais. O podcast ficou no ar de novembro de 2005 até Janeiro de ...

There are no pages that use this file.