File:A Autonomia da Madeira, Manuel Pestana dos Reis, reedição Ideia, Funchal, 2021, Assembleia Legislativa Regional da Madeira - Image 215531.jpg

From Wikimedia Commons, the free media repository
Jump to navigation Jump to search

Original file(706 × 1,005 pixels, file size: 1.22 MB, MIME type: image/jpeg)

Captions

Captions

Add a one-line explanation of what this file represents

Summary[edit]

Description
Português:

Manuel Pestana dos Reis, A Autonomia da Madeira,

Rosto de texto de 1922
(1894-1966)
Prefácio de Ireneu Cabral Barreto (Representante da República para a Região), e textos de José Manuel Rodrigues (Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira) e de Guilherme Silva (Presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 600 Anos do Descobrimento da Madeira e do Porto Santo);
Apresentado a 9 de junho de 2021, no Salão Nobre da Assembleia e na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Funchal, primeira edição do IDEIA (Centro de Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia), junho de 2021, Assembleia Legislativa Regional da Madeira

Nada disto é Inocente…!
O livro que corporizado igualmente a colaboração da Assembleia no Programa de Encerramento das Comemorações dos 600 Anos da Descoberta do Porto Santo e da Madeira. No âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, será hoje apresentado o livro Autonomia da Madeira, de Manuel Pestana Reis (1894-1966). A edição tem merecido referências nos meios de comunicação regionais e nacionais. Os menos familiarizados com a História da Madeira poderão pensar, face à publicidade, que se trata de um estudo sobre a autonomia.
Na verdade, a publicação, que hoje vem a lume, reproduz um texto apresentado por Pestana Reis numa assembleia de madeirenses, realizada em dezembro de 1922, por altura das comemorações do Quinto Centenário do Descobrimento da Madeira e do debate, suscitado pelo presidente da Comissão Executiva da Junta Geral, para o alargamento da autonomia administrativa da Madeira, a exemplo do que também acontecia nos Açores. Esse documento intitulado de ‘Bases’ (leia-se para a discussão da alteração do estatuto autonómico) veio a ser incluído na edição comemorativa do Quinto Centenário e publicado no Diário de Notícias, do Funchal. Foi, por mim, estudado e publicado em 1989 e, mais tarde, também pelo Alberto Vieira.
Pestana Reis, um católico conservador e adversário do parlamentarismo republicano, virá a ser um ferrenho sequaz do regime instituído por Salazar, porta-voz da Comissão de Propaganda da União Nacional, director do Diário da Manhã e deputado na Assembleia Nacional, em duas legislaturas (1935-38 e 1938-42). Enquanto personalidade influente do “Estado Novo” não se conhece qualquer intervenção sua em favor da autonomia da Madeira. Mesmo como deputado, nunca interveio em prol da sua terra natal. Se alguma vez foi um autonomista, isso aconteceu só em 1922, e mesmo assim para, politicamente, se demarcar da Primeira República.
É um texto desta personagem que a Madeira apresenta, com pompa e circunstância, nas comemorações do Dia de Portugal, com a presença do presidente da República. Sinto vergonha alheia pelo relevo dado a esta reedição, não porque as ‘Bases’ não sejam importantes para a História, mas pela ocasião em que é lançada e, principalmente, por saber que há um historiador madeirense com um livro sobre a autonomia da Madeira, recentemente impresso, e pronto para ser apresentado, esse, sim, novidade e produto de investigação.
Passos na Calçada, Nelson Veríssimo, 9 jun. 2021

Date
Source Arquipelagos (consultar ficha)
Author
Rui Carita  (1946–)  wikidata:Q67605179
 
Rui Carita
Alternative names
Rui Alexandre Carita‏; Rui Alexandre Carita‏ Silvestre
Description Portuguese historian, university teacher, military officer and art historian
Date of birth 1946 Edit this at Wikidata
Authority file
creator QS:P170,Q67605179

Licensing[edit]

w:en:Creative Commons
attribution share alike
This file is licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 4.0 International license.
You are free:
  • to share – to copy, distribute and transmit the work
  • to remix – to adapt the work
Under the following conditions:
  • attribution – You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • share alike – If you remix, transform, or build upon the material, you must distribute your contributions under the same or compatible license as the original.
VRT Wikimedia

This work is free and may be used by anyone for any purpose. If you wish to use this content, you do not need to request permission as long as you follow any licensing requirements mentioned on this page.

The Wikimedia Foundation has received an e-mail confirming that the copyright holder has approved publication under the terms mentioned on this page. This correspondence has been reviewed by a Volunteer Response Team (VRT) member and stored in our permission archive. The correspondence is available to trusted volunteers as ticket #2021100610011571.

If you have questions about the archived correspondence, please use the VRT noticeboard. Ticket link: https://ticket.wikimedia.org/otrs/index.pl?Action=AgentTicketZoom&TicketNumber=2021100610011571
Find other files from the same ticket: SDC query (SPARQL)

File history

Click on a date/time to view the file as it appeared at that time.

Date/TimeThumbnailDimensionsUserComment
current03:54, 3 December 2023Thumbnail for version as of 03:54, 3 December 2023706 × 1,005 (1.22 MB)DarwIn (talk | contribs)Uploaded with experimental media library-assisted upload tool Catrapilha 1.1 (contact DarwIn for any issues)

There are no pages that use this file.

Metadata